apocalypto
DISCIPLINA: ARQUEOLOGIA BRASILEIRA
PROFESSOR: MARCOS DAVID
ALUNA: ANDREIA MENDES S. ALFENAS
Apocalypto
"Uma grande civilização não pode ser conquistada até que tenha se destruído por dentro"
W, Durant.
O filme retraía a cultura maia, com vários grupos com diversas etnias, com culturas parecidas com as dos índios, Tem os seus ritos, obediências aos mais velhos que são os que repassam as histórias oralmente a tribo, são eles que detém sabedoria e experiência e são eles que aconselham a tribo.
Sua percepção na floresta e infinita (aflorada) eles adquirem com o tempo, é os antigos que passam este tipo de conhecimento, assim como outros, com o decorrer do tempo se aprimoram e é pelo movimento das árvores ou o barulho que aparece na floresta que eles distinguem quando é um ser humano ou um animal.
A passagem de outros grupos só era feita no território do outra quando haviam ataques de invasores querendo aprisoná-los para escravizá-los.
Enquanto os homens saem para caçar, as mulheres ficam na aldeia para preparar os alimentos e cuidar das crianças. A caça e dividida no mesmo lugar a qual foi presa, a carne e dividida é de acordo com a valentia do homem e dado o melhor pedaço.
O objetivo desses grupos era de escravizá-los exterminá-los e levá-los para outro lugar, onde esse grupo tinha ideais e formas de cultos diferentes desses grupos que eram escravizados. Este grupo lutava por interesses, onde recebiam em troca títulos por serem valentes.
Esta nova civilização possui escravos, reis, tem uma hierarquia nunca vista.
Os prisioneiros eram sacrificados no alto de um templo como oferenda aos deuses, com a participação de toda a população independente de classe social. O rei e seus aliados ficam no alto enquanto que o povo no chão. Esse sacrifício era oferecido aos deuses, era obrigatório caso não praticassem os deuses se revoltaria contra o povo é era um meio de controlar a