apocalypto
Lá as mulheres capturadas são vendidas como escravas e os homens são levados para uma pirâmide, onde serão mortos ritualmente. Quando chega a vez de Garras de Jaguar ser sacrificado, acontece um eclipse solar que é interpretado pelo sumo sacerdote como um sinal de que o deus-sol não necessita de mais sacrifícios e o pressagio começa.
Garras de Jaguar e outros prisioneiros são então levados para um campo onde terão que, literalmente, correr pelas suas vidas, enquanto lhes são disparadas flechas e pedras. Garras de Jaguar é bem sucedido na fuga matando o filho de Lobo Zero e consegue, mesmo gravemente ferido, embrenhar-se na selva, seguido por um grupo de guerreiros. Apos Garras de Jaguar matar alguns guerreiros começa a chover e a mulher dele acaba parindo na gruta em baixo da chuva.
Garras de Jaguar consegue matar todos com à excepção de dois guerreiros, que o seguem até uma praia. Consegue fugir de ambos, enquanto estes estão distraídos com a chegada de navios espanhóis. Garras de Jaguar acaba por conseguir chegar à sua aldeia destruída. Com a família reunida, procura um novo