Cronologia - Ditadura - Retórica Imagética
1964 á 1985
Universidade Paulista
Profº Cibelle
Curso: Direito
Nome: Gisele C. Balbino da Silva RA: C2775A-6
Nome: Rafael Ribeiro da Silva RA: C28GGB-8
1
INTRODUÇÃO
O presente estudo relata através da retórica imagética e da narrativa descritiva, ações realizadas a muito tempo em nosso país a DITADURA
MILITAR. Ações as quais nos envergonhamos e pouco falamos afim de apagar de nossas memórias o passado que tirou o futuro de muitos jovens idealistas, intelectuais, artistas, políticos.
Propusemos uma leitura simples e objetiva, demostrando cronologicamente os fatos principais da ditadura militar no Brasil que durou 21 anos. Anos de luta, perdas mais também de conquistas. A retórica imagética foi escolhido como objeto de expor o tema, pois é construida através de uma imagem com apelo argumentativo, imagens reais, fortes que marcam o período da ditadura no
Brasil.
Hoje após 50 anos do golpe que iniciou-se como uma estrátegia de garantir a democracia pelo militares, podemos ver que não passou apenas que uma época de guerra, abuso de poder das autoridades envolvidas, mentiras e subtração de direitos, tempo que não queremos mais devemos lembrar, para que futuramente não tenhamos novamente de lutar pelos direitos legítimamente conquistados por toda uma nação.
2
Em 25 de agoso de 1961, Presidente Jânio Quadros renuncia a Presidencia da Republica.
Às 10 horas da manhã do dia 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros de fato renunciou. Achava que faria a população crer que fora deposto. Contava com a implementação de uma Junta Militar provisória, que seria criada no intuito de evitar a posse indesejada do vice-presidente. Mas o Congresso aceitou a sua renúncia como fato consumado, logo trabalhando no novo problema da sucessão presidencial.
(http://gustavosirelli.wordpress.com/2011/08/25/fi-lo-porque-quilo/renunciajanio/)
3
Em 07 de Setembro de 1961 João Gourlat assumiu a presidência. Revista
Fatos&Fotos, de 16