Assista ao vídeo “propaganda cultura – ministério da cultura brasil”. caso não consiga acessar o site, segue transcrição e imagens do vídeo:
Alfredo Bosi – Eu começaria discutindo a própria pertinência da expressão cultura brasileira. É uma expressão muito genérica. Cultura brasileira, assim no singular, pode dar a impressão de que todos os fenômenos simbólicos, religiosos e artísticos de um povo tenham uma homogeneidade e possam ser assumidos por uma expressão única, que é cultura brasileira. Podemos dizer que atualmente nenhum povo dispõe de uma só cultura. A sociedade é diferenciada por etnia, por classes, por grupos culturais, de modo que seria mais pertinente falar em culturas brasileiras.
Poderíamos pensar no seguinte quadro: teríamos uma cultura universitária, erudita, implantada em todo território nacional. Haveria, no outro extremo, a cultura popular, no sentido folclórico da palavra. O capitalismo criou uma cultura de consumo através dos meios de massa; uma cultura que é transmitida diariamente através da televisão, de rádios, de jornais, de histórias em quadrinhos. São produções de mercado, mas têm seus valores, o que eu chamaria de indústria cultural. E ainda me pareceu que haveria espaço para uma quarta esfera, que seria a cultura criadora e individualizada, que abrange os cineastas, os músicos, os poetas, os pintores, os escultores, enfim, o artista. Claro que o artista pode ter um diploma universitário ou ter relação com a vida popular, mas de uma maneira ou de outra a cultura que ele faz não é uma cultura sistemática, como a da escola. O artista cria, tem a marca da individualidade, quando é um artista de valor evidentemente. Então, não podemos dizer que a cultura criadora seja uma parte da cultura universitária, ou, caso o artista seja um artista da cultura popular, não podemos dizer que ele é uma expressão daquela cultura, pois ele tem um elemento diferenciado, criador. Eu vejo na cultura brasileira, atualmente, estas quatro faixas, e eu acho que elas têm inter-relações muito fortes. Disponível em