Poka-yoke
* É um mecanismo de detecção de anormalidades que, acoplado a uma operação, impede a execução irregular de uma atividade. * Principal objetivo: apontar ao operador ou máquina a maneira adequada de realizar uma determinada operação, ou seja, é uma forma de bloquear as principais interferências (normalmente erros humanos) na execução da operação, são aplicados também as operações de transporte, inspeção e até estocagem. * Maneiras nas quais o Poka-yoke pode ser usado para corrigir erros:
- Método de Controle: quando o Poka-yoke é ativado, a máquina ou a linha de processamento pára, de forma que o problema pode ser corrigido. É o dispositivo corretivo mais poderoso, por que paralisa o processo até que a condição causadora de defeitos tenha sido corrigida.
- Método de Advertência: quando o Poka-yoke é ativado, um alarme soa, ou uma luz sinaliza, visando alertar o trabalhador. Este método permite que o processo que está gerando o defeito continue, caso os trabalhadores não atendam ao aviso. * Funções determinantes do Poka-yoke:
- O método de contato identifica os defeitos em virtude da existência ou não de contato entre o dispositivo e alguma característica ligada à forma ou dimensão do produto.
Exemplo: diferença na tonalidade de pintura, também pode ser detectada por este método usando-se sensores capazes de captar as luzes refletidas na superfície de produto.
- O método de conjunto determina se um dado número de atividades previstas são executadas.
Exemplo: controle de um processo de soldagem a ponto através de um contador que registra o número de pontos executados na peça e aciona um alarme caso falte algum ponto ou bloqueia o processo se o operador tentar executar mais ponto do que o estabelecido.
- o método das etapas determina se são seguidos os estágios ou operações estabelecidos por um dado procedimento.
Exemplo: o setor de montagem de bancos da Toyota utilizou este método eliminando as constantes trocas de estruturas de