Culinária regional e sua importância como atrativo turístico
Trabalho enviado por: Wilda Barros do Espírito Santo
Data: 21/08/2014
124 visualizações FavoriteAdicionar aos favoritos Voltar
1. INTRODUÇÃO
A culinária é considerada relevante para o turismo por possibilitar inúmeras oportunidades para aqueles que a identidade também é comunicada por meio do alimento, que reflete as preferências, as aversões, identificações e discriminações. O turismo gastronômico é um dos segmentos que gera conflito entre estudiosos, sendo que alguns nem mesmo o consideram como uma segmentação do turismo. (CAMARGO, 2002). O autor considera que geralmente é associado ao turismo cultural por possibilitar à gastronomia o conhecimento de hábitos e costumes da comunidade visitada. Entende-se, portanto, a culinária regional como parte do patrimônio cultural de uma localidade, por ser uma forma de demonstrar características e o modo de vida da mesma.
Resgatar a identidade da culinária regional significa entrar em contato com a cultura e o modo de ser de um povo. Por meio de seus costumes alimentares, uma sociedade é capaz de mostrar seus gostos, as influências que recebeu de outros povos, sua religião, suas características econômicas é, até mesmo, as características geográficas da localidade. (SCHLÜTER, 2003)
A escassez de pesquisa vinculada ao tema, que trata a culinária regional sob o ponto de vista cultural, torna-se um problema quando a utiliza como elemento turístico sem que haja uma estruturação anterior e sem que sua utilização esteja pautada em análises científicas (BARRETO, 2001).
Segundo o autor, a culinária regional faz parte do cotidiano das pessoas, e vista pelo uso comum, o tradicionalismo, tudo é feito com um caráter familiar e transmitido de geração a geração. Se souberem explorar direta ou indiretamente esse nicho do mercado, pode-se dizer que a culinária regional é um dos importantes motivadores e terá o seu papel de destaque na escolha de