TURISMO: A EXPLORAÇÃO DAS PAISAGENS NATURAIS, DESENVOLVENDO A ECONOMIA DO CAREIRO DA VÁRZEA
1507 palavras
7 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
1.1 TEMA 4
1.2 JUSTIFICATIVA 4
1.3 OBJETIVOS 5
1.3.1 Objetivo geral 5
1.3.2 Objetivos específicos 5
2 Turismo: a exploração das paisagens naturais, desenvolvendo a economia do careiro da várzea 6
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERÊNCIAS 9 1 INTRODUÇÃO
O produto turístico brasileiro caracteriza-se por oferecer tanto ao turista brasileiro quanto ao estrangeiro uma gama diversificada de opções, com destaque aos atrativos naturais, aventura e histórico-cultural.
Para Faria e Carneiro (2001, p. 70) “A relação do turismo com o meio ambiente dá-se principalmente por meio da paisagem, transformada em produto a ser consumido”.
O turismo de natureza é o principal atrativo dos roteiros do Amazonas. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, que são os principais responsáveis pela sua conservação. Por seu contato direto com a natureza, o estado faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco, pernoites em hotéis de selva e passeios pela floresta. O ecoturismo pode ser praticado no Amazonas durante o ano todo, pois a sazonalidade que ocorre na floresta de várzea, local onde as comunidades vivem, oferece dois belos paisagismos, permitindo ao turista vivenciar a floresta em época de seca e de cheia (alagada). Além das caminhadas na floresta, do passeio de canoa nas trilhas aquáticas, observando a beleza da natureza e os que vivem nela.
Sendo assim, desenvolveu-se o estudo da viabilidade turístico-econômico de um empreendimento no setor de serviços de turismo. O estudo será voltado para a implantação do turismo no município de Careiro da Várzea, no estado do Amazonas. Através do estudo será possível analisar todo o negócio a fim de identificar suas reais potencialidades.
Este trabalho tem como