dialise
Departamento de Fisiologia e Farmacologia
Centro de Ciências Biológicas
UFPE
ALUNO: xxx
TURMA 136 MEDICINA
1. Espera-se que o sangue fique mais claro, num tom de vermelho mais intenso, pois a agua oxigenada ao entrar em contato com a catalase do sangue libera oxigênio que posteriormente se prende a hemoglobina, ficando a mesma saturada, ou seja, com mais oxigênio “preso” em seu interior. Sangue mais rico em oxigênio tende a ser mais claro ao passo que sangue com menos oxigênio tende a ser mais escuro.
2. Quando se aquece o tubo espera-se que ele fique mais escuro devido a liberação de oxigênio que estava presente na hemoglobina. A temperatura atua na capacidade de captação de oxigênio da hemoglobina. O aumento da temperatura diminui a capacidade da hemoglobina de comportar oxigênio, dessa forma o sangue libera oxigênio e torna-se mais escuro. O gráfico tende à direita.
A diminuição da temperatura, ao contrario tende a aumentar a capacidade da hemoglobina de captar oxigênio e sangue torna-se mais claro justamente por possuir mais oxigênio. O gráfico tende à esquerda.
Conclui-se, portanto, que o sangue possui mais afinidade pelo oxigênio a 20ºC que a 43ºC. Isso é fisiologicamente importante pois quando em atividade física do corpo ou mesmo atividade fisiológica de um órgão a temperatura tende a aumentar e assim quando o sangue passa por tal região ou sistema diminui sua afinidade com oxigênio e libera o mesmo na área que está passando facilitando toda a atividade fisiologia dependente de oxigênio de forma mais rápida
3. Ao acidificar o sangue espera-se que o mesmo fique mais escuro devido à diminuição da afinidade pela hemoglobina pelo oxigênio, ou seja, o gráfico tende a direita.
Ao basificar o sangue o gráfico tende a esquerda, ou seja, aumenta a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio e o sangue num tom de vermelho mais claro.
Um tecido mais ativo tende a criar um ambiente mais ácido e assim