A diálise peritoneal
.
A diálise peritoneal é realizada em hospitais especializados ou no domicílio dos pacientes. Ela pode ser contínua ou intermitente, e de forma manual ou automatizada. Quando é utilizada uma máquina cicladora é denominada de diálise peritoneal automatizada (DPA). A máquina é programada conforme a prescrição médica, e a diálise geralmente é realizada no período da noite, enquanto o paciente dorme. A modalidade manual é denominada de diálise peritoneal ambulatorial contínua (DPAC). Nessa modalidade são realizadas quatro trocas diárias, com infusão, permanência e drenagem de um líquido de diálise na cavidade abdominal(3)
.
Para realizar a diálise peritoneal no domicílio é necessário que familiares e, se possível o paciente façam uma capacitação, ministrada por enfermeiros. A capacitação consiste em aulas teóricas e práticas, que tem como objetivo qualificar o paciente e seus familiares para realizarem o procedimento técnico no domicílio com segurança(1)
.
A escolha da diálise peritoneal pode ser uma decisão conjunta, do paciente, da família e da equipe de saúde, ou em alguns casos, ela é determinada pela condição clínica do paciente(2)
.
Esse tipo de tratamento poderia ser indicado para grande parte dos pacientes que necessitam de terapia para substituição da função renal. Porém, na maioria dos casos sua indicação fica restrita aos pacientes que possuem dificuldades na construção de acesso venoso para hemodiálise, aos portadores de doença cardíaca em estágios avançados ou aqueles que residem a longa distância do centro de hemodiálise(1) .
, o papel de cuidador é desempenhado por apenas um familiar, sem