Culinaria norte
Os pratos do Norte do Brasil têm maior influência dos ingredientes indígenas.
Como pratos conhecidos incluem o picadinho de jacaré (prato feito com a carne do jacaré), o pirarucu de casaca, preparado com azeitonas, ovos e cheiro-verde, o tacacá, o açaí e o vatapá.
AÇAI
Açaí ou Juçara é o fruto de cor roxa, que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro.
O açaí é um alimento muito importante na dieta nortistas, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa.
TACACÁ
Tacacá é uma iguaria da região amazônica brasileira, em particular do Pará, Acre, Amazonas, Rondônia e Amapá. É preparado com um caldo fino de cor amarelada chamado tucupi, sobre o qual se coloca goma, camarão e jambu. Serve-se muito quente, temperado com sal e pimenta, em cuias. O tucupi e a tapioca (da qual se prepara a goma), são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada, resulta num líquido leitoso-amarelado. Após deixá-lo em repouso, a tapioca fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi, na sua parte superior.
Sua origem é dos indígenas paraenses.
VATAPÁ
O vatapá paraense não leva peixe, nem amendoim, nem castanha-de-caju. Ao caldo da cozedura das cabeças e das cascas de camarão salgado perfumado com alfavaca, chicória, alhos e cheiro verde, adiciona-se farinha de trigo e de arroz, obtendo-se um mingau. Acrescenta-se o leite de coco puro, camarões já fervidos e azeite de dendê.
DOCES
A sobremesa paraense e nortista é rica em frutas, principalmente vindas da Amazónia. Os principais frutos que marcam a culinária regional são: Açaí, Cupuaçu, Pupunha, Guaraná e a Manga.
Não se devem esquecer também outras frutas regionais de sabor peculiar, tais como Bacuri, Taperebá, Jaca, Muruci e a doce e suculenta