Historia da Gatronomia
A região norte do Brasil é a maior em extensão territorial, mais precisamente, 659.637,9 km², que corresponde a 42,27%, quase metade do território nacional. São, mais ou menos, 3.869.637,9 pessoas por todos os sete estados que compõem essa área, formada por sete estados Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, sendo que Manaus e Belém, respectivamente, são as mais populosas. Está localizada na região geoeconômica da Amazônia, entre o Maciço das Guianas (ao norte), o planalto Central (ao sul), a Cordilheira dos Andes (a oeste) e o oceano Atlântico (a nordeste). O clima predominante na região é o equatorial, além de algumas regiões de clima tropical.
Crescendo economicamente e tendo muitas riquezas naturais, a região norte tem pontos fortes de turismo, atraindo pessoas do Brasil e do mundo. Especialmente o turismo ecológico ( em que se exploram as riquezas naturais de um local sem prejudicá-la) é bastante feito, principalmente na Amazônia. Também a parte industrial é procurada, tendo a “Zona Franca de Manaus” como referência. Além de tudo isso, há também as ricas manifestações culturais que são visitadas e que tem o Festival de Parintins como um dos mais fortes atrativos turísticos na parte cultural. Essa riqueza cultural está ligada mais uma vez à miscigenação desse povo. Os índios, africanos, portugueses, além dos nordestinos e das pessoas de sul e sudeste levaram um pouco de sua cultural para a região norte. O resultado é uma cultura rica em lendas, festas, comidas típicas e costumes. Além do já citado Festival de Parintins, festas de cunho religiosos, principalmente as religiões cristãs e afros, que estão presentes no popular das cidades turísticas do norte. Muitas lendas conhecidas nacionalmente são de origem dessa região como o mito da iara, saci pererê e o da mula sem cabeça.
Sua culinária é influenciada principalmente pelas tribos indígenas e é destacada pelos frutos regionais, raízes, sementes e peixes. Foram os