Culinária Indiana
Através da história, as fronteiras da Índia assistiram a passagem de muita gente à procura de suas especiarias, que apresentavam aromas distintivos. Do cardamomo à cúrcuma, as especiarias da Índia levaram à criação de uma das culinárias mais saborosas do mundo. Um país dividido em 48 estados, a Índia apresenta culinárias regionais distintas, exibindo ingredientes sazonais e técnicas de cozimento únicas, desde o norte, produtor de trigo, até o sul, produtor de arroz. Cada parte do país tem preferências culinárias particulares, modeladas por influências agrícolas, históricas e religiosas. “A Índia é um capítulo absolutamente especial na gastronomia. É um festival de canela, gengibre, cravo, semente de mostarda e daquele encantador cheiro de cominho tostado que parece nos conectar imediatamente com esse país intrigante e ancestral. Não foi por acaso, afinal, que essas maravilhosas especiarias levaram os europeus a fazer loucuras, colocar navios na água, criar rotas comerciais: não é fácil resistir à vivacidade desses temperos…” (CARLA PERNAMBUCO – CHEF DE COZINHA E PROPRIETÁRIA DO RESTAURANTE CARLOTA).
UM POUCO SOBRE A ÍNDIA:
Índia, oficialmente República da Índia, é um país da Ásia Meridional. É o segundo país mais populoso, sétimo maior em área geográfica e a democracia mais populosa do mundo. Delimitada ao sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste, a Índia tem uma costa com 7 517 km de extensão. O país faz fronteira com Paquistão a oeste; República Popular da China, Nepal e Butão ao norte e Bangladesh e Mianmar a leste. Os países insulares do Oceano Índico — Sri Lanka e Maldivas — estão localizados bem próximo da Índia.
Lar da Civilização do Vale do Indo, de rotas comerciais históricas e de vastos impérios, o subcontinente indiano é identificado por sua riqueza comercial e cultural de grande parte da sua longa história. Quatro grandes religiões — hinduísmo, budismo, jainismo e sikhismo — originaram-se