cuba eletrolitica
Graduação em Física – Licenciatura
Laboratório de Eletromagnetismo e Óptica
Cuba Eletrolítica
Cerro Largo – RS
2015
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo:
Curso: Graduação em Física – Licenciatura.
Ano/Semestre: 2015/1.
Componente Curricular: GEX251 – Laboratório de Eletromagnetismo e óptica.
Professor: Dr. Ney Sodré.
Experimento 1: Cuba Eletrolítica.
Data da realização do experimento: 24/03/2015.
1. RESUMO
Este relatório busca apresentar os dados obtidos por meio de uma atividade experimental que tem como objetivo desenvolver sua capacidade de investigar a configuração do campo elétrico, através da medida do potencial elétrico.
2. INTRODUÇÃO
Campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por sistemas delas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.
O vetor campo elétrico (E) em um ponto do espaço é definido como a relação entre a força que uma carga sente se for colocada naquele ponto e o valor da carga. Isto é, se colocarmos uma carga q em um ponto em que o campo é E, a força sobre esta carga será:
F = q.E (1.1) e E = F/q (1.2)
Medir o campo elétrico, então, pode ser feito medindo a força que age sobre uma carga conhecida. Uma forma alternativa, e mais pratica, de se medir o campo elétrico é a partir do potencial elétrico. Quando uma carga q é deslocada de um ponto com potencial VA para outro ponto com potencial VB o campo elétrico realiza sobre ela um trabalho q (VA – VB). Como o trabalho é a força multiplicada pela força distância, a força média pode ser calculada se conhecermos o potencial e a distância. Conhecendo a força e a carga também podemos calcular o campo:
F.d = q.(VA – VB) => F/q = (VA –VB)/d (1.3)
Substituindo 1.2 em 1.3:
E = (VA – VB)/d (1.4)
Se conhecermos duas superfícies nas quais o potencial elétrico é