Trabalho Física
Denomina-se Campo Elétrico o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma carga geradora, de forma que qualquer carga de prova fica sujeita a uma força de interação (atração ou repulsão) exercida pela carga fonte. A atração ocorre quando duas cargas de sinais opostos se interagem, enquanto que, quando duas cargas de mesmo sinal se aproximam, ocorre repulsão entre elas.
Em uma região do espaço onde existe um campo elétrico, todos os pontos desse espaço possuem um potencial elétrico. Aqueles que apresentarem potenciais iguais formam uma "equipotencial", ou seja, uma região com mesmo potencial.
O experimento consiste em analisar o campo elétrico gerado por dois elementos condutores com uma diferença de potencial aplicada nos mesmos. E como não se pode medir diretamente campo elétrico (ou linhas de força), serão mapeadas as curvas equipotenciais.
Procedimento Experimental Materiais utilizados:
- Cuba Eletrolítica;
- Fonte de Tensão AC;
- Fios de Ligação;
- Multímetro empregado com Voltímetro;
- Solução de Sulfato de Cobre;
- Gerador de tensão de 7KV;
- Retro projetor;
- Tipos variados de eletrodos metálicos;
- Semolina;
- Óleo rícino;
- Suportes para eletrodos;
- Cuba suporte para o óleo. 1° Experimento (Cuba Eletrolítica)
Etapa 1: Em uma cuba eletrolítica com uma solução aquosa e pouco concentrada de CuSO4 (Sulfato de Cobre), foram introduzidos dois eletrodos (placas retangulares) A e B com uma certa distância entre eles, conectados por uma fonte alternada de tensão. Uma ponta de prova do voltímetro foi conectada ao eletrodo A e a outra ficou livre para se movimentar na solução da cuba eletrolítica. Nessa etapa, as linhas de força obtidas foram retilíneas e simétricas, com potenciais de 1V, 2V, 3V e 4V (ANEXO A).
Etapa 2: Em uma cuba eletrolítica semelhante à anterior, foram colocados dois anéis concêntricos, e realizou-se os mesmos procedimentos da primeira etapa. Porém, as linhas de