Relatório Laboratório de Química - Corrosão Eletrolítica sob tensão
Programa de Graduação em Engenharia Mecânica Ênfase em Mecatrônica
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA:
Experimento 12: corrosão eletrolítica e sob tensão
Belo Horizonte
2014
1 INTRODUÇÃO
O relatório tem como objetivo apresentar detalhadamente o passo a passo da experiência desenvolvida, no laboratório das aulas de Química Geral, sobre o estudo da corrosão eletrolítica e da corrosão sob tensão. Assim como, também, apresentar os resultados obtidos através da experiência comparado com outros já previamente esperados, discuti-los e, em fim, apresentar as conclusões tiradas ao final do experimento. Por último, o relatório irá apresentar as respostas sobre o questionário proposto pela professora a respeito da experiência realizada.
1.1 Objetivos gerais
Através de discussões apontadas em sala de aula exemplificando situações cotidianas que podem vir a ocorrer uma corrosão eletrolítica, como, a quebra de componentes de aviões, foguetes e reatores nucleares, a fratura de tubos de caldeiras. Buscou-se criar uma situação semelhante a que ocorre na natureza dentro do laboratório.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Materiais utilizados
Para isso, foi utilizado uma cuba eletrolítica, uma bateria geradora de corrente elétrica, placas de ferro e de cobre, e uma solução de NaCl (Cloreto de sódio). Afim de melhor visualizar os produtos das reações que ocorreriam na célula eletrolítica, em certo momento da experiência usaram-se dois tipos de indicadores: fenolftaleína e ferricianeto de potássio.
2.2 A experiência
Adicionando-se uma quantidade até, mais ou menos, o meio da cuba de solução de NaCl foram colocadas 5 gotas de fenolftaleína e de ferricianeto de potássio em cada um dos lados da cuba eletrolítica. Posteriormente, duas placas de ferro foram emergidas, parcialmente, dentro da solução e a elas conectados os polos positivos e negativos da bateria, e então feito todo procedimento a bateria foi finalmente ligada(I). Após a