Linhas equipotenciais e campo eletrico
Linhas Equipotenciais e Campo Elétrico
FEG – UNESP
Prof. Dr. Konstantin Georgiev Kostov
Alunos:
Igor Ferraz Lopes Robles R.A.: ?????
João Vitor Maestrello Kuriki R.A.: 141321881
????? R.A.: ?????
Guaratinguetá
06/05/2015
Objetivos Obter experimentalmente as linhas equipotenciais e as linhas de força, e calcular a intensidade do campo elétrico em cuba eletrolítica.
Materiais e procedimento experimental
Reostato
Microamperímetro
Amperímetro
Reostato
Cabos de ligação
Voltímetro
Cuba eletrolítica
Solução de CuSO4
Papel milimetrado
Fonte DC
Eletrodos
Figura 01: Circuito elétrico montado para execução do experimento
Primeiramente foi montado um circuito elétrico similar ao da Figura 01, mas com a adição de uma fonte DC regulada para 5V e um microamperímetro para que fossem feitas as medições na cuba eletrolítica.
Após montar o circuito e fixar ambos os eletrodos na cuba, esta foi preenchida com solução de CuSO4 , e o reostato foi ajustado de modo que a corrente mostrada no amperímetro fosse 9mA.
Para dar continuidade ao experimento, foi colocado papel milimetrado abaixo da cuba de modo que fosse possível observar com precisão as distâncias percorridas com a ponta móvel e obter as linhas equipotenciais.
Desta maneira, foi fixada uma ponta fixa ligada ao microamperímetro em determinado ponto da cuba, e com a ponta móvel, foram sendo marcados pontos pertencentes a linha equipotencial sempre que a corrente fosse igual a 0A.
Com isso, marcando 8 pontos para cada linha equipotencial e obtendo um total de 8 linhas, foram desenhadas as linhas equipotenciais em papel milimetrado.
Resultados e discussão Representação das linhas equipotenciais em anexo no papel milimetrado. Cálculos: Utilizando-se a equação:
Sendo “E” a intensidade do campo elétrico, ∆V a ddp entre dois pontos, e ∆S a distância, temos:
Intensidade do campo elétrico na linha que une P0 e P3:
Conclusão
Através