Historia economica
Evolução das Relações Econômicas
As primeiras comunidades produziam apenas o suficiente para sua subsistência de forma domestica, com o passar do tempo estas produções foram evoluindo, primeiro para a troca dos excedentes, depois produção exclusivamente para troca, a medida que estas trocas passaram a se tornar mais complexas foi necessário um olhar mais cientifico para o entendimento destas relações, chegando ao que hoje conhecemos por economia.
Relações Econômicas na Antiguidade Mesmo nas comunidades primitivas os homens precisavam se organizar em grupos para sua proteção, estes grupos produziam unicamente para sua própria subsistência, mas a medida que os grupos foram crescendo se tornou inviável todos produzirem tudo, então as pessoas passaram a se especializar em uma função especifica, assim surgem os artesões, estes trocavam a sua produção por outros produtos já que sobrava tempo para produzi-los.
Grécia e Roma eram basicamente agrarias, formadas na sua maioria por escravos que entregavam o excedente de sua produção a seus senhores. Devido a crescentes trocas comerciais a urbanização se expandiu, surgindo cidades relativamente grandes.
Devido a monopolização do conhecimento pela filosofia, o desenvolvimento da econômica foi prejudicado, já que a riqueza era desprezada por esta, e o trabalho era considerado um castigo, o que desestimulava o bom desempenho deste.
Em Roma o pensamento econômico era ligado a expansão de territórios, com esta expansão se expandiu as trocas com nações conquistas, e para facilitar estas trocas foram construídos estradas e aquedutos, porem estes tinha o objetivo principal de abastecimento dos exercito., tendo um fim politico e não comercial.
Relações Econômicas na Idade Media
Na Idade Media a economia regrediu, existindo trocas apenas em nível local entres os servos e os senhores, com uma economia basicamente agrícola, os servos produziam nas terras dos senhores e a estes pagavam com