Cromossomo x
Função
Os cromossomos sexuais X X são um dos 23 pares de cromossomas de uma fêmea homólogas. O cromossomo x abrange mais de 153 milhões de pares de bases (o material de construção do DNA) e representa cerca de 5% do total DNA nas células das mulheres, 2,5% no masculino.
Cada pessoa tem normalmente um par de cromossomos sexuais em cada célula. As fêmeas têm dois cromossomas, Considerando que os machos têm um x e um cromossomo Y. Os machos e as fêmeas retêm um dos cromossomos x de sua mãe, e as fêmeas retêm seu cromossomo x segundo de seu pai. Uma vez que o pai mantém seu cromossomo x de sua mãe, uma fêmea humana tem um cromossomo x de sua avó paterna (lado do pai) e um cromossomo x de sua mãe.
Identificação de genes em cada cromossoma é uma área ativa de pesquisa genética. Porque os pesquisadores utilizam abordagens diferentes para prever o número de genes em cada cromossoma, o número estimado de genes varia. O cromossomo x contém cerca de 2000 genes em comparação com o cromossoma y contendo 78 genes, dos estimado 20.000 a 25.000 totais genes no genoma humano. Doenças genéticas que são devido a mutações em genes no cromossomo x são descritas como ligadas ao X.
O cromossomo x carrega um par mil genes, mas poucos, se houver, estes têm nada a ver directamente com a determinação do sexo.
No início de desenvolvimento embrionário em mulheres, um dos dois cromossomos x é aleatoriamente e permanentemente inactivado em quase todas as células somáticas (células com excepção dos ovos e esperma células). Este