Herança ligada ao cromossomo x
Débora Morgana de Jesus Alves; Elainny Alexandre; Elke Daniele Gomes; Fernanda Baião Sousa; Lesliê Stoppa; Maria Eduarda Guimarães; Poliana Rodrigues; Rayane Salbego; Scarlett Milhomen.
Profª. Maria do Rosário Silva D. Moretto
Faculdade Metropolitana de Marabá – CEMAR
Fisioterapia (FIS 21 – vespertino) – Genética
24/10/2012
Resumo: Os genes localizados exclusivamente no cromossomo X são denominados genes ligados ao sexo ou genes ligados ao X, podem conter uma herança genética de caráter recessivo ou dominante, e se manifestam em maior parte nos indivíduos do sexo masculino por carregarem apenas um cromossomo X em seu genoma. Qualquer alteração existente no cromossomo X poderá acarretar uma anomalia, que pode variar em suas características e grau de comprometimento. Neste artigo abordamos, através da revisão de literaturas, estas anomalias e as principais mutações causadas por ela no corpo dos afetados - de maneira geral-. Por fim para que possa se definir ou elaborar o tratamento adequado a cada tipo de anomalia (quando há tratamento) são apresentadas algumas técnicas que vão desde o aconselhamento genético e a síntese de medicamentos até mesmo tratamentos sem o uso de fármacos, como no caso da fisioterapia.
Palavras-chave: Herança Genética. Cromossomo X. Anomalias dos Genes.
.
1 INTRODUÇÃO
Os genes localizados exclusivamente no cromossomo X são denominados genes ligados ao sexo ou genes ligados ao X. Já os genes que ocorrem apenas no cromossomo Y só produzem efeitos nos machos, sendo estes os genes holândricos.
A escassez de genes do cromossoma Y nos homens faz com que os genes do cromossoma X (ligados ao X ou ligados ao sexo), sejam eles dominantes ou recessivos, estejam quase sempre sem par e que por isso se exprimam. Mas nas mulheres, devido ao fato de terem dois cromossomas X, aplicam-se os mesmos princípios aos genes ligados ao cromossoma X que aos genes de cromossomas autossômicos; isto é, a menos que os