AULA DETERMINA O DO SEXO E HERAN A LIGADA AO SEXO
DETERMINAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO SEXUAL
1- Desenvolvimento do feto
O sexo é determinado na concepção, quando um espermatozóide portando um cromossomo X ou Y encontra um óvulo, o qual sempre carrega um cromossomo X. Um indivíduo com dois cromossomos X é do sexo feminino, outro com um cromossomo X e um Y é do sexo masculino. Um gene no cromossomo Y, denominado SRY (região determinante do sexo do cromossomo Y), determina a masculinização do organismo em desenvolvimento. As diferenças entre os sexos começam a aparecer na sexta semana, após a ativação do gene SRY nos fetos masculinos. Os hormônios masculinos, então, estimulam as estruturas indiferenciadas a se transformarem em órgãos e glândulas reprodutivas masculinas. Em um feto feminino, as estruturas indiferenciadas desenvolvem-se em glândulas e órgãos femininos.
2- Determinação do sexo
A presença de um cromossomo Y leva à masculinização, independentemente do número de cromossomos X presentes. A ausência do cromossomo Y resulta em desenvolvimento feminino. Sabe-se, por outro lado, que a ação determinante do sexo do cromossomo Y limita-se especificamente ao desenvolvimento dos testículos.
3 - Diferenciação sexual
Embora os cromossomos sexuais estejam presentes no zigoto, desde a concepção, no início do desenvolvimento embrionário as gônadas são indiferenciadas. A partir da sexta semana de desenvolvimento, o embrião desenvolve-se na direção feminina, a menos que o fator determinante testicular (FDT) inicie uma seqüência de eventos que levem as gônadas até então indiferenciadas a se desenvolverem em testículos.
4 - Fator determinante testicular (FDT)
SRY - Em 1990, foi descoberto um novo gene candidato a fator determinante testicular, situado no braço curto do cromossomo Y, próximo à região pseudo-autossômica, mas fora dos seus limites. Atualmente, considera-se que o fator determinante testicular está localizado na região determinante do sexo do cromossomo Y (SRY), tendo