Cromatografia e Extração de Pigmentos
ENGENHARIA AMBIENTAL
1)
2)
EXPERIMENTO DE CROMATOGRAFIA EM PAPEL
EXPERIMENTO DE EXTRAÇÃO DE PIGMENTOS
MARÇO/2014
1
INTRODUÇÃO
A cromatografia é uma técnica empregada para separação, análise e identificação de misturas que faz se valer das características que cada composto tem de se adsorver e se deslocar em um meio estacionário.
Identifica-se o composto então por essa capacidade particular de cada. No método, a amostra é distribuída em duas fases, uma fase estacionária e outra móvel que se movimenta por percolação através da fase estacionária de forma, que cada componente da mistura é separado pela fase estacionária. Esse processo ocorre, devido à adsorção dos componentes da mistura ao longo da fase. A separação é efetuada graças às diferenças dos coeficientes de distribuição dos diferentes componentes da mistura.
Neste relatório, será descrito um procedimento experimental de cromatografia em papel. Neste método, uma tira de papel filtro cortada no tamanho do recipiente recebe a amostra de cada caneta hidrográfica. O papel então é imerso no recipiente contendo o solvente, de modo que não encoste a amostra no líquido, e espera-se que a amostra percorra uma distância que será medida posteriormente ao longo do papel. Neste caso, utilizamos a cromatografia ascendente, onde o solvente sobe ao longo do papel através dos capilares de celulose e tendo como força motriz a volatilidade do solvente.
A cromatografia em papel trata-se de um micro técnica muito utilizada para separação de misturas na faixa de micro gramas a miligramas. A forma mais utilizada desta técnica é a forma ascendente, no qual se trabalha com uma tira de papel filtro. As amostras devem ser o mais concentrada possível.
Após a aplicação das amostras, leva-se o papel a um recipiente contendo o solvente, de forma que os pontos das amostras não se encostem ao nível de líquido do recipiente, apenas o papel pode