Processo de Formação de Preços
STEPHANIE ANN MORAES LOZANO RUIZ
LOGÍSTICA DE SERVIÇOS
Manaus
2012
STEPHANIE ANN MORAES LOZANO RUIZ
Trabalho Acadêmico elaborado pela aluna
STEPHANIE ANN MORAES LOZANO RUIZ, do Curso de Administração, solicitado pelo Prof. Antônio José, como requisito parcial da Disciplina Logística de Serviço.
Manaus
2012
Introdução
A formação de preço é um processo complexo e abrangente. Ela é muito mais do que um simples processo de acumular custos e acrescentar uma margem de lucro. Com freqüência, a formação de preços é tratada de forma simples, sendo o maior cuidado não deixar escapar nenhum item de custo.
Processo de Formação de Preço
Para que o preço calculado produza conseqüências satisfatórias no curto, médio e longo prazo, alguns princípios devem ser observados. É importante lembrar que erros no processo de formação de preços podem não ter efeitos negativos sobre a empresa apenas no curto prazo. A longo prazo, esses erros trarão conseqüências de alguma forma.
Os principais princípios a serem observados na formação de preços são os seguintes:
1. Distribuição dos custos comuns entre produtos e serviços
Em linguagem técnica a distribuição dos custos comuns é denominada rateio dos custos indiretos. Esta é uma das tarefas mais difíceis de executar porque qualquer critério de rateio escolhido sempre conterá algum grau de subjetividade. Mesmo o tão aclamado método de custeio denominado ABC (Acitivity Based Costing ou custeio baseado em atividades) está longe de resolver o problema.
O melhor a fazer é escolher o critério de rateio mais aplicável às