Relat Rio Extra O De Clorofila
Curso de Engenharia Agronômica
Extração De Pigmentos Fotossintéticos E Separação Por Cromatografia Em Papel
Frederico Bispo
Rhasler Ribeiro de Almeida
Vitória da Conquista – Bahia
Outubro / 2014.2
Frederico Bispo
Rhasler Ribeiro de Almeida
Extração De Pigmentos Fotossintéticos E Separação Por Cromatografia Em Papel
Relatório apresentado como requisito parcial da II unidade do curso de Engenharia Agronômica da UESB, componente curricular Fisiologia Vegetal II ministrada pelo docente professor Drº Paulo Cairo
Vitória da Conquista – Bahia
Outubro / 2014.2
Introdução
A extração de produtos naturais e sua separação cromatográfica podem ser utilizadas para ilustrar vários fenômenos envolvendo interações moleculares ou forças intermoleculares, além de possibilitar aos estudos da química a realização de análise dessas substâncias e a designação de fatores importantes para as formas de consumo e trabalho das mesmas.
O processo de extração de substancias a partir de compostos em sua forma natural trata da obtenção ou separação dos mesmos por meio da utilização de solventes adequados. Neste experimento, trata-se da extração simples de clorofila presente em folhas verdes.
Pigmentos Fotossintéticos Pigmentos Fotossintéticos Pigmentos fotossintéticos São moléculas que absorvem e emitem luz, mudando seu estado eletrônico. (Taiz & Zeiger, 1998). Estas moléculas também são chamadas de fotorreceptores, pois absorvem a luz para eventual uso em processos fisiológicos. Elas processam a energia luminosa em uma forma que pode ser usada pela planta. (Hopkins, 1995)
Os pigmentos fotossintéticos presentes e a sua abundância variam de acordo com a espécie. Os mais importantes são as clorofilas (a, b, c e d), os carotenóides (carotenos e xantofilas) e as ficobilinas (ficoeritrina e ficocianina). A clorofila a (Chl a) é um pigmento fundamental utilizado para realizar a fotoquímica (o primeiro estágio do processo