CRM - GERENCIAMENTO DE RELACAO COM O CLIENTE
Sabe-se que a tecnologia é fator vital para as organizações sendo um diferencial de competitividade, num mercado em constante mudança, com um consumidor cada vez mais exigente e orientado para informações e conhecimentos. Podemos perceber que a grande importância no mercado hoje, é a relação que se tem em empresa x cliente, onde o relacionamento com o cliente é o ativo mais valioso de uma empresa. Na verdade, a tecnologia apenas tem mudado o método de estabelecer esse relacionamento.
Assim surgiu o sistema CRM (Customer Relationship Management), conforme o autor Laudon, Kenneth, esses sistemas capturam e integram dados do cliente provenientes de toda a organização, consolidam e analisam esses dados, e depois distribuem os resultados para vários sistemas e pontos de contato com o cliente espalhados por toda empresa. Esse sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) é uma estratégia que envolve tecnologia de informação, e gera também um diferencial competitivo para as empresas.
Uma empresa voltada para o cliente procura atingir os seus objetivos de busca da satisfação do cliente e de manutenção dos lucros. Com o surgimento dos sistemas de CRM, as empresas conseguem fidelizar seus clientes através da praticidade, agilidade, melhorando as vendas e o relacionamento com o cliente, onde o mesmo passa a ter uma visão clara da empresa, e começam até mesmo praticar o marketing do boca a boca, divulgando o nome da empresa e conquistando cada vez mais o mercado.
Segundo Laudon, Kenneth, os pacotes de software CRM comerciais vão desde ferramentas de nicho que executam apenas algumas funções, como personaliza sites para clientes específicos, até aplicativos integrados de larga escala.
O CRM é a combinação da filosofia do marketing de relacionamento, que mostra a importância de atrair e reter clientes, cultivando um relacionamento estável e duradouro, com a infraestrutura da tecnologia da informação,