Critérios ergonômicos - ihc
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGIAS – CCT
TECNOLOGIA EM ANÁLISE DESENVILVIMENTO DE SISTEMAS
GRABRIELLE SANTOS
TAKANORI OGAWA
THIAGO DA CRUZ REICHERT
TRABALHO IHC –
SITES DA COPA
JOINVILLE
MARÇO 2013
GABRIELLE SANTOS
TAKANORI OGAWA
THIAGO DA CRUZ REICHERT
TRABALHO IHC
SITES DA COPA
Trabalho Acadêmico apresentado na disciplina TES 06 – Fundamentos de Interfaces Humano-Computador da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC – Centro de Ciências Tecnológicas do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como nota parcial para a conclusão da disciplina TES 06 – Fundamentos de Interfaces Humano-Computador.
Professor: Isabela Gasparini
JOINVILLE
MARÇO 2013
Sumário
INTRODUÇÃO
Usabilidade, Ergonomia e Critérios Ergonômicos
A Usabilidade de um sistema é um conceito que se refere a qualidade da interação de sistemas com usuários; sendo assim, depende de alguns fatores como: facilidade de aprendizado no sistema, facilidade de uso, satisfação do usuário, flexibilidade e produtividade.
A Ergonomia é definida por Wisner apud Gasparini (2013) como “conjunto do conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia”. A Ergonomia visa a adaptação das tarefas ao homem, trazendo vantagens de bem estar, qualidade, produtividade, satisfação e redução de custos. Dentro deste contexto, a Ergonomia voltada para a Interface Humano Computador dentro do viés cognitivo, mostra que são os Sistemas e Programas de computador que devem ser adaptados ao usuário, e não ao contrário.
O projeto de uma interface deve seguir Critérios Ergonômicos, que definem quais são as qualidades que devem ser atribuídas ao sistema durante o projeto, para que a interface possa satisfazer completamente as necessidades do usuário. Critérios Ergonômicos foi