PAPER
HUMANO-COMPUTADOR
Carlos Erlanges Fonseca de Oliveira
Edno Raimundo Ferreira
Francisco Carlos Pereira da Silva
Marcelo André Portilho de Oliveira
Professor: Bruno Roberto Silva de Moraes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Analise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS0025) – Seminário Interdisciplinar I
03/11/14
RESUMO
A ergonomia de software é usada para facilitar a interação humano-computador, através da criação de softwares que priorizem a usabilidade do usuário final. Com o crescimento do avanço tecnológico e a expansão de novas mídias nos últimos anos, o homem foi levado a viver dependente da tecnologia. Como exemplos: há celulares, tablets, Smart TV, caixas de auto-atendimento bancário, computadores, entre outros meios que evoluem e tornam-se extremamente ousados a fim de facilitar e agilizar a vida de seus usuários. Consequentemente houve a necessidade dos desenvolvedores em criar interfaces mais amigáveis e intuitivas, com a finalidade de não causar um estresse adicional ao usuário.
Palavras-chave: Ergonomia. Software. Interação Humano-Computador.
1 INTRODUÇÃO
O homem sempre buscou se adaptar ao ambiente ou local de trabalho, com o avanço da tecnologia houve a necessidade de adaptar-se ao ambiente e local de trabalho ao homem. A ergonomia contribuiu para a adaptação e criação de ambientes favoráveis ao ser humano.
A ergonomia de software usada em Interface Humano-Computador – IHC, aplica princípios como a usabilidade, flexibilidade e navegabilidade, esses princípios são usados em prol dos usuários finais.
Inicialmente abordaremos um breve conceito de ergonomia, seguido dos princípios básicos da ergonomia de software e seus benefícios. Após daremos continuidade apresentado os princípios ergonômicos usados em IHC, como: a heurística de usabilidade, regras de ouro, princípios de diálogo e critérios ergonômicos. Esses princípios, regras, critérios e usabilidades são essenciais para a configuração de interfaces