Trabalho De IED Cris
1.IDENTIFICAÇÃO GERAL
Curso: Direito - Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito - Valor: 04 HORAS / 05 PONTOS 2015 / 1º Semestre Data da entrega até: 25/03/15 Professor MsC. Iara Alcântara - Aluno (a): Cristiane Santos Silva - Período/turma: 1º Período – Turma D RESPONDA A CADA UMA DAS QUESTÕES 1.Conceitue o Direito.
Direito pode se referir à ciência do direito ou ao conjunto de normas jurídicas vigentes em um país (direito objetivo). Também pode ter o sentido de íntegro, honrado. É aquilo que é justo, reto e conforme a lei. É ainda uma regalia, um privilégio, uma prerrogativa. 2.O Direito é uma ciência?
Tem-se concebido a disciplina como Ciência Social Hermenêutica, embora, numa ótica mais acurada, tal classificação se ostente muito singela. Com efeito, ao contrário das outras ciências sociais, o Direito se particulariza por via de exteriorizar uma mundividência ideal, que se traduz, em linguagem prática, no dever-se, além de ser uma ciência de cunho eminentemente axiológico. 3. Explique as diferenças entre direito e moral.
Direito é o estudo dos sistemas legais. As leis são impostas coativamente pelo Estado. Já a moral é o conjunto de normas de conduta ditadas pelos costumes e tradições. Nem todas são tuteladas pelo Estado, através de leis, apenas aquelas que são consideradas mais importantes para a manutenção da ordem social. A desobediência a normas legais sujeita a sanções impostas pelas leis, já a desobediência a normas morais que não sejam tuteladas pelas leis implica apenas em reprovação da sociedade. As normas legais no direito positivo são escritas e codificadas, já as normas morais são apenas objeto de tradição oral. 4. O que é o direito positivo?
O Direito Positivo é o Direito escrito, gravado, codificado, difere basicamente do direito natural, e formalmente o direito consuetudinário. No direito natural, as normas não são escritas, são de