Critérios da mediação
Sendo assim seria de grande importância existir experiências de aprendizagem mediadas para que o aluno possa estabelecer conexões do novo conteúdo com os conceitos já conhecidos.
a) Acredito que trabalhando uma vez por semana a cor vermelha,com giz de cera,peças de encaixe,folhas coloridas no caso desta semana vermelho e nas outras semanas outras cores,com mediação o aluno aprenderá. Através de estímulos é importante que o aluno compreenda que as cores não tem tamanho, formas, contornos e que podem ter diferentes formatos ou texturas.
b) Outras formas de ensinar as cores sendo mediador no caso a cor vermelha poderiam ser:
• Use a palavra cor juntamente com um objeto. Por exemplo, se estiver trabalhando frutas utilizar uma maçã vermelha, diga: Esta é uma maçã e tem a cor vermelha,.No caso do aluno já ter comido ou conhecer a fruta,para assim perceber a cor.
• O professor poderá utilizar outro exemplo a partir de histórias, realizando leituras como Branca de Neve e os sete anões,onde deverá perguntar qual a fruta utilizada pela Bruxa,no caso seria a maçã. Pergunta: Qual a cor da maçã? Criando assim um clima de aprendizagem. Não teste o aluno antes de lhe ensinar. Antes de lhe ensinar o conceito das cores com paciência, não questione sobre o assunto, isto atrasará a aprendizagem.
Quando ensinar as cores lembre-se que a linguagem verbal nem sempre é a ideal, pois o aluno poderá começar por ser capaz de apontar uma cor antes de falar,muitos alunos não tem o domínio das cores,devemos então discrimina-las contato visual e a correspondência 1 a 1.
No início do processo, peça ao aluno para juntar os objetos de uma determinada cor; se não conseguir, mostre-lhe alguns desses objetos para que ele compreenda a ideia como por exemplo utilizando giz de cera,massinha de modelar,blocos de montar.
Inicie pelas