Compreendendo os critérios de mediação
Unidade III Mediação pedagógica como estratégia de atuação junto a alunos do AEE / Atividade 5: “Compreendendo os critérios de mediação”
Aluna: Zilma Maria Santana Borges / Turma 34
Tutor: Flávia Barbosa de Queiroz - Data: 22/05/2012
Compreendendo os critérios de mediação
Percebe se que o estimulo visual utilizado não foi capaz de despertar a atenção da criança, portanto não será possível ensinar a cor vermelha a ela através do estimulo visual. Porém é possível observar que o estimulo sonoro chama a sua atenção, assim se trocasse a caixa por uma bola vermelha com um chocalho dentro e mostrasse a criança.
Fizesse que ela tocasse na bola, pegando, agitando e percebendo que é dela que vem o som. Nesse momento o mediador deve enfatizar que se trata de uma bola de cor vermelha. E ao prendermos atenção da criança na bola vermelha temos então um dos critérios de mediação a intencionalidade do professor e a reciprocidade do aluno ao demonstrar interesse pela bola vermelha com chocalho dentro.
Logo em seguida poderíamos pegar essa bola e brincar com ela com a criança jogando de um lado para outro, fazendo com que a criança tivesse interesse pela bola. Assim ela percebera que a bola vermelha, além do som tem outra funcionalidade (brincar). Temos a expansão.
Agora chega o momento de fixar essa cor vermelha, pode – se fazer isso apresentando outros objetos ou brinquedos como um bicho de pelúcia vermelho fazendo com que a criança pegue apalpe, segure e sinta através do toque a maciez, deixar que seja prazeroso para a criança e reforçando sempre que se trata de lago da cor vermelha. Dando assim significado a sua aprendizagem.
Numa nova fase pedir para a criança mostrar algo da cor vermelha, lembrando de incentivá-la sempre e quando ela acertar não esquecer parabenizá-la e presentea-la. Para que ela adquira autoconfiança. Neste momento temos a competência. A competência não deve ser vista em termos