crimes passionais
RESUMO: Este artigo elabora um estudo do crime passional na sociedade, relatando os aspectos sociais que colaboram para prática delitiva, objetivando compreender a lógica interna do homicida em obter uma satisfação pessoal: matar e logo após o crime, alegar os motivos da paixão. Onde os motivos levam a uma prática absurda em nome da honra.
PALAVRAS-CHAVE: Paixão; crime; homicida; honra.
ABSTRACT: This article presents a study of crime in society passionate, reporting the social aspects that contribute to practice criminal offense in order to understand the internal logic of homicidal get a personal satisfaction: kill and soon after the crime, claiming the grounds of passion. Where the reasons lead to absurd practice in the name of honor.
KEYWORDS: Passion, crime, murderer, honor.
CRIME PASSONAL
1 INTRODUÇÃO O conceito popular para crime passional é de um crime cometido por paixão. O fato do crime ter sido cometido por motivo no qual figura o sentimento onde uma pessoa se sente dona de outra e quer que seu amor seja reconhecido como único, e se isso não acontece, a pessoa resolve cometer atos contra a vida da outra.1 Pode- se dizer também, que o crime passional, é um homicídio, onde a morte da pessoa é causada por outra, com o motivo é afetivo sexual ou sentimento forte e dominador conhecido como paixão, ou seja, a violenta emoção, que está prevista no art. 121 da Parte Especial do Código Penal Brasileiro. Tal crime, também pode ser caracterizado pela relação de paixão entre o criminoso e a vítima, independente do tempo de relação. Em alguns casos esta "relação de amor" somente existe no delírio do criminoso, como acontece na paranóia. De acordo com FERRI:
(...) a emoção pode ser o minuto tempestuoso na superfície psicológica, a paixão, para os que apreciam essas imagens, seria o vulcão, cujas lavas se elaboram, subterraneamente, numa lenta, acumulação. (FERRI, 2009, p. 14) Além disso, na visão de FERRI