Crime organizado
Crime Organizado Como nasceram as Organizações Criminosas nos EUA?
OGANIZAÇÕES CRIMINOSAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – BREVE RELATO.
Tendo em vista o contrabando de bebidas alcoólicas em franca expansão no final da década de 1920, durante o período da popular “Lei Seca”, nos EUA, surgiram os primeiros grupos mafiosos neste território.
A proibição do consumo e venda possibilitou a criação e desenvolvimento de incontáveis números de organizações criminosas voltadas para o contrabando de bebidas alcoólicas e fomentou a geração de um mercado ilegal de fornecimento de produtos e serviços ilegais que movimentava milhões de dólares.
Luiz Maria Bunge Campos observa que a respectiva proibição funcionou como um catalisador para o surgimento e, principalmente, para o crescimento de organizações mafiosas. Durante a vigência da “Lei Seca” os EUA assistem ao desenvolvimento em amplitude e poder do crime organizado.
O contrabando e venda clandestina de bebidas fizeram surgir um nível organizado, sofisticado e em grande escala de organização criminosa. A movimentação de imensas somas de dinheiro obrigou a aproximação entre as atividades ilícitas e as lícitas para que as organizações pudessem usufruir de seus ganhos. Os criminosos operavam com bancos, com o mercado de seguros, com as companhias químicas e de cosméticos, das quais desviavam o álcool de que necessitavam. Adquiriam licitamente caminhões, barcos, tubos de cobre, açúcar de milho, garrafas e rótulos a fim de instrumentalizar as atividades clandestinas e criminosas.
Bunge Campos também ensina que, com o fim da “Lei Seca” e o retorno da exploração econômica licita do mercado de bebidas alcoólicas, as organizações criminosas, que a essa altura já possuíam estreito laço com as organizações públicas e com o poder público, não desapareceram e buscaram alternativas que permitissem a continuidade de suas atividades altamente rentáveis.
Dedicaram-se então, a novos mercados ilegais que