Crime Organizado
ORGANIZADO
NOVEMBRO DE 2011
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA
PROFESSOR:
ELABORADO POR:
2º PERÍODO DIREITO - NOITE
Sumário
1 – Considerações Gerais Sobre O Crime Organizado 3
2 – Definindo Crime Organizado 4
3 – O Crime Organizado no Mundo 5
3.1 – Organizações Criminosas no Mundo 5
3.2 – A Globalização do Crime Organizado 6
4 – O Crime Organizado no Brasil 7
4.1 – Origens do Crime Organizado no Brasil 7
4.1 – Organizações Criminosas no Brasil 9
4.2 – Evolução do Crime Organizado no Brasil 11
5 – Referências Bibliográficas 13
1. Considerações Gerais Sobre O Crime Organizado
Em geral, seja qual for a atividade e a localização de uma dada organização criminosa, pode-se afirmar que todas as organizações criminosas do mundo possuem como principal objetivo o Poder e a Riqueza. Nesse sentido, tais organizações se valem de avançados meios tecnológicos para assegurar o êxito de suas atividades e se utilizam de estruturas lícitas (empresas, ações em Bolsas de Valores) para mascarar a origem ilícita dos valores captados dentre as diversas modalidades criminosas que praticam.
Segundo Giovanni Quaglia (MICHAEL, 2003, p. 01), os segmentos de maior rentabilidade do Crime Organizado são, em primeiro, as drogas, em segundo, o tráfico de armas e, na sequência, o tráfico de seres humanos para fins de prostituição, comércio de órgãos e trabalho escravo, sendo a corrupção e a lavagem de dinheiro próprias de todas as atividades do Crime Organizado.
Durante muito tempo, entendeu-se criminalidade organizada aquela caracterizada por grupos com regras próprias de atuação e com um propósito previamente definido, que podia ser político (caso do terrorismo) ou econômico (caso das Máfias, por exemplo), todavia, dada atualmente a incidência do Terrorismo, a tendência é que este seja tratado como campo criminológico autônomo (ARIACCHI, op. cit. SILVA, 2003, p. 21).
Outras particularidades do Crime Organizado residem uma no