Criação realidade social
1. A criação da realidade social:
1.1 As organizações vistas como culturas
O relacionamento entre cultura e administração tem se tornado consciente entre os teóricos desde que o Japão surgiu como líder do poder industrial.
Década de sessenta: a confiança e o impacto da administração e da indústria americana pareciam inabaladas.
Década de setenta: o desempenho dos carros, da eletrônica e de outros produtos industriais japoneses começou a mudar tudo isso.
O Japão começou a assumir o comando dos mercados internacionais, com solida reputação de qualidade, confiabilidade, valor e serviços.
Panorama japonês: sem recursos naturais sem energia, mais de cento e dez milhões de pessoas, aglomeradas em quatro pequenas ilhas montanhosas.
Sucesso japonês: chegou ao mais alto ritmo de crescimento ao mais baixo nível de desemprego, com algumas das mais bem sucedidas das organizações, trabalhadores saudáveis e remunerados,
Após a segunda guerra mundial: o país saiu das cinzas e construiu um império que não perde para nenhum outro país.
Os teóricos concordam: que a cultura e a forma de vida em geral desse misterioso país oriental tiveram o papel central.
Cultura e organização
Que fenômeno e esse chamado cultura?
Palavra derivada metaforicamente da ideia de cultivo, do processo de lavra e desenvolver a terra.
Cultura referi se tipicamente ao padrão de desenvolvimento refletido no sistema sociais de conhecimentos, ideologia, valores, leis e rituais cotidianos .
Nos dias de hoje necessariamente cultura não está sendo usada a metáfora da agricultura, é usada mais genericamente para significar que diferentes grupos de pessoas têm diferentes estilos de vida.
Organizações vistas como fenômeno natural.
Para o cientista politico Robert Presthus sugeriu que vivemos em uma “sociedade organizacional” seja no Japão, na Alemanha, Hong Kong etc.
Grandes organizações são capazes de influenciar a vidas das pessoas no dia a dia.
Quando comparada a sociedades