caracterizacao concreto
TECNOLOGIA DO CONCRETO
ACADEMICOS:
MARLYSON J. S. BORGES (silveira)
Prof. PAULO LOBO
SANTAREM – PA
MARCO/201
1.Introdução
Uma vez que cerca de ¾ do volume do concreto são ocupados pelos agregados, não é de se surpreender que a qualidade destes seja de importância básica na obtenção de um bom concreto, exercendo nítida influência não apenas na resistência mecânica do produto acabado como, também, em sua durabilidade e no desempenho estrutural. Procura-se, neste item, apresentar as principais propriedades dos agregados, analisando o seu grau de importância e responsabilidade na geração das características essenciais aos concretos.
Podemos definir agregado como: material granular, inerte, com dimensões e propriedades adequados e isentos de impurezas prejudiciais.
1.1 Coleta do material
A coleta do agregado ocorreu na tarde do dia 08 de março de 2013 na comunidade localizada chamada de PONTE ALTA, onde no local são coletados vários tipos de agregado para construção civil, foi escolhido agregado que aparentemente e classificado como médio conhecido na região com “quebradinho”, a agregado estava em estado saturado por causa das fortes chuvas que ocorreram no dia da coleta, então o mesmo foi encaminhado a estufa para que fosse seco para ser dados inicio aos ensaios.
No dia 11 de marco de 2013 foi dado inicio aos ensaios segundo as normas da ABNT, NBR E NBR NM onde abaixo se encontram os resultado das mesmas.
2. ENSAIOS
2.1 ENSAIOS SEGUNDO NBR 7251/1982 – Agregado em estado solto – massa unitária
Massa unitária de um agregado no estado solto: Quociente da massa do agregado lançado no recipiente conforme estabelecido nessa norma e o volume desse recipiente.
Amostra: Deve estar no estado seco, em quantidade de, pelo menos, o dobro do volume do recipiente utilizado para o ensaio.
Procedimentos:
O recipiente (aferido e pesado) deve ser preenchido com