criatividade e inovacao
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Criatividade: ato de inventar algo novo
Vygotsky afirma que a atividade criadora é que faz do homem um ser que se volta para o futuro, modificando seu presente. Já Damásio diz que criar é discernir, escolher.
Criatividade é a capacidade humana de maior valor. Por ela ocorre o impulso da evolução da humanidade. Todos nós temos capacidade criativa e devemos desenvolvê-la sempre e está ligada, de alguma forma aos nossos talentos. Ghislin (1952) diz que a criatividade “é o processo da mudança do desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva”
Inovação: é a novidade, a renovação, a modificação de algo já existente
Christoper Freeman diz que a inovação é o processo que inclui varias atividades técnicas, concessão, desenvolvimento e gestão, resultando em melhoria de produtos e processos. Também poder o fazer mais com menos recurso. Reutilizar o que se tem hoje com uma nova perspectiva.
No geral, a inovação surge de alguma necessidade de mudança de percepção.
A criatividade dos empreendedores, segundo Drucker, nasce do comprometimento com a prática constante da inovação.
Peter Drucker comenta ainda que existem são três as condições necessárias para o sucesso da inovação - inovação é trabalho, - inovadores baseiam-se nos seus pontos fortes e - inovação é feita da economia e da sociedade.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS
Inovação Unicamp - Gestão da Inovação www.inovacao.unicamp.br. Visitado em 08/03/2015
Brasil Inovador - Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados Sobre Inovação www.finep.gov.br. Visitado em 08/03/2015.
Artigo "É possível se tornar uma pessoa mais criativa?", de José Cláudio C. Terra http://www.axcp.org/ visitado em 08/03/2015
The creative process - BREWSTER GHISELIN, University of California Press : Berkeley and Los Angeles :1952
"Diferenças culturais de pensamento". LEV VYGOSTSKI,; (1988)
O Erro de Descartes, ANTONIO DAMASIO, Pan Macmillan, Abril de 1995
Sistemas de Inovação: Ensaios