FLOW CHART
O que é: O Flow Chart, ou Fluxograma, é um diagrama que mostra o percurso dos dados através de um programa ou sistema de tratamento de informações e as operações executadas sobre os dados em pontos significativos desse percurso. Os fluxogramas usam anotações e símbolos como quadrados, losangos e elipses para descrever diversas operações, interligando esses símbolos com linhas e setas para indicar o fluxo de dados de um ponto para o outro. Como um mapa gráfico que ilustra o funcionamento de um programa ou sistema, o fluxograma é útil tanto como uma forma de mostrar como se espera que um programa funcione quanto como meio de se entender o funcionamento de um programa já existente.
Quais os benefícios:
Serve como um recurso de treinamento para se entender o processo como um todo.
Oferece compreensão única do processo
Possibilita a correção / eliminação de anormalidades ou etapas
Mostra complexidades inesperadas, áreas problemáticas, redundâncias, desvios desnecessários e pontos onde pode ser possível simplificar ou padronizar .
Principais objetivos
Padronização na representação dos métodos e os procedimentos operacionais e administrativos;
Descrever com maior rapidez os métodos operacionais e administrativos;
Facilita a leitura e o entendimento das rotinas operacionais e administrativas;
Identifica os pontos mais importantes das atividades;
Permite uma maior flexibilização e um melhor grau de avaliação do processo.
Elementos Básicos: O flow chart sempre possui um início, um sentido de leitura, ou fluxo, e um fim. Alguns símbolos básicos são usados na construção de qualquer fluxograma porém eles podem variar.
Principais Tipos de Fluxograma
Fluxograma Funcional: Este fluxograma retrata o movimento entre as diferentes áreas de trabalho, uma dimensão adicional que se torna particularmente útil quando o tempo de ciclo é problema. Ele pode ser elaborado tanto com blocos quanto com símbolos padrão. Fluxo-Cronograma: Este fluxograma