Inovação e criatividade
Para obter sucesso hoje em dia toda e qualquer empresa necessita de sistemas inovadores e criativos, esses desenvolvem conceitos e modelos de modernização que são básicos para sua sobrevivência. Se trabalharem dessa forma, as empresas ganham vantagens competitivas e reduzem os riscos de fracasso. O clima organizacional da empresa deve ser favorável ao aprendizado, à criatividade, à comunicação, à colaboração e ao mesmo tempo, possibilitar autonomia e liberdade de pensar e expressar para os membros da equipe. Investindo na satisfação de seus membros e com a preocupação de que cada indivíduo se sinta bem com as suas tarefas. Privar o funcionário desse ambiente, exigir foco nas tarefas em curto prazo, e deixálo insatisfeito, cria um bloqueio que impede a expansão da criatividade e inovação. Para inovar, não se deve tentar resolver um problema de imediato, mas a empresa deve estudar a situação e trabalhar em uma ideia que possa solucionar o problema real e definir uma boa estratégia, tendo a certeza de que a equipe está apta a realizar tal tarefa. A incapacidade da equipe de resolver um problema, não justifica a troca de membros, pois o novo membro passa por fases de testes e adaptações, adiando a busca da solução para a empresa e possivelmente a impedindo de alcançar seu objetivo.
COMO AS EMPRESAS DEVEM BUSCAR A INOVAÇÃO
A inovação não se dá apenas em novos produtos ou serviços, mas inovar o processo organizacional da empresa também é muito importante. Já que a melhoria de algum processo de fabricação, melhoria da qualidade e a redução de custos, induzem o consumidor a adquirir seus produtos ou contratar seus serviços. A inovação deve ser efetuada dentro e fora da empresa.
Exemplos de inovação dentro de uma empresa: Buscar da equipe idéias e opiniões de como melhorar o que já está em andamento. Analisar o que é feito pela concorrência, a fim de pensar em algo melhor. Fazer um fluxo reverso entre o processo produtivo