criatividade e inovaçao
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO
PROFª: ELZA INOUE
PREZADOS ALUNOS:
Na aula de hoje iremos falar sobre criatividade e inovação. Leiam com atenção o texto abaixo, grifem os pontos relevantes e tragam por escrito para discussão em sala de aula. Será aplicado o quiz sobre o assunto.
Segundo Mariano e Mayer, a criatividade está presente desde os momentos mais remotos da história humana e que ela é a base do processo de inovação. A geração de ideias é fundamental para o sucesso de um novo empreendimento. Segundo as pesquisas na área, a criatividade não é privilégio de alguns poucos gênios e artistas, mas uma característica da espécie humana. Infelizmente a capacidade criativa tende a declinar ao longo do nosso processo de educação e de socialização. Mas a boa notícia é que podemos recuperá-la e estimulá-la. Para isso, em primeiro lugar, devemos desfazer os mitos negativos que envolvem a criatividade e iniciar o resgate da criança que fomos um dia.
Inovação e criatividade são coisas diferentes. Enquanto a criatividade é o processo de gerar ideias e pensar coisas novas, a inovação é o processo de transformar ideias em produtos, processos ou serviços que tenham valor para a sociedade. Portanto, a inovação é a consolidação de uma ideia.
Na verdade, a criatividade está na base do processo de inovação. Sem geração de ideias não há como inovar. E para promover a inovação, é necessário desenvolver a capacidade criativa dos indivíduos e da organização.
Assim, no mundo dos negócios, não basta ter ideias e inventar coisas interessantes. Uma invenção sem valor para o mercado será apenas uma curiosidade, não uma inovação. Mas é também verdade que uma inovação passa por um longo processo desde as primeiras ideias até a sua viabilização como negócio. Desta forma, não há como esperar que todas as ideias geradas por um indivíduo ou por uma organização atinjam sucesso no mercado. Por este motivo, os especialistas em criatividade avisam: quantidade gera