ATIVIDADE 3
Resposta: É um conjunto de objetivos, metas, finalidades, diretrizes e planos, que tem como finalidade atingir o melhor desempenho da organização, atuando nas características tecnológicas da empresa e identificando um caminho para o desenvolvimento desta. Ela é parte da estratégia organizacional, por que se refere ao modo como a tecnologia se insere no direcionamento estratégico da empresa.
2 - Diferencie tecnologias básicas, críticas e emergentes.
Resposta: As tecnologias básicas são as tecnologias comuns as empresas. São imprescindíveis para que as empresas funcionem com nível mínimo de exigência. São trabalhadas no contexto das necessidades básicas da empresa. As tecnologias críticas são as que diferenciam uma empresa da outra. Exigem esforços em pesquisas e desenvolvimento. É através desse tipo de tecnologia que ocorre o aperfeiçoamento do produto. As tecnologias emergentes são as que trazem novidades ao mercado, transformando a concorrência entre as empresas atuantes em determinado setor. São tecnologias utilizadas, intensamente, em ambientes passivos mudanças repentinas. Aqui acontece a transformação do produto.
3 – Explique a tipologia de Freeman para estratégias tecnológicas.
Resposta: A tipologia de Freeman explica que as organizações podem se posicionar estrategicamente para as inovações de seis maneiras. A empresa pode atuar de maneira ofensiva, defensiva, imitativa, dependente, tradicional e oportunista. Ofensiva: a empresa busca o controle do mercado. Possui a preocupação em ser pioneira. Está sempre lançando novos produtos ou serviços. Incentiva o P&D. Defensiva: a empresa segue as transformações tecnológicas, não tem interesse na liderança. Não lança produtos ou serviços antes de outras empresas. Empresa com características tradicionais. Evita correr riscos. Imitativa: a empresa observa as mudanças tecnológicas, procurando administrar sua defasagem tecnológica