Atividade 3
Por este trabalho, sob o titulo de “Leitura e escrita no ato de contar historias na educação infantil” buscou-se entender e analisar o processo da leitura, da escrita, mediada pela literatura infantil. Na pesquisa, fica evidente a importância da literatura infantil como recurso capaz de interferir positivamente no processo de alfabetização, no domínio pleno da leitura e da escrita, tão exigidos na escolarização das crianças. A literatura infantil é uma pratica social e através dela é possível refletir sobre o contexto sociocultural, temporal e espacial de um determinado grupo ou sociedade. Por ela é possível fazer uma reflexão do contexto vivenciado pelo aluno. Destaca-se ainda, que a função mediadora do professor é elemento determinante para o que se quer alcançar.
Palavras-chave: Leitura, escrita, aprendizagem, literatura infantil, conhecimento, práticas sociais.
1 – Introdução
É comum que a criança tenha contato com a literatura antes mesmo de ingressar na escola, pois os adultos são os mediadores das histórias infantis pela contação de histórias ou pela leitura das mesmas. Estudos têm revelado que o contato da criança com as histórias contribui para a construção da sua personalidade, bem como na relação positiva com a leitura, a escrita e na aprendizagem dos conteúdos programáticos.
Assim sendo, por este trabalho pretende-se analisar a literatura infantil como recurso metodológico para o desenvolvimento das habilidades da leitura e da escrita. Nesse sentido, a literatura infantil torça-se recurso capaz de contribuir significativamente com o desenvolvimento das competências da leitura, da escrita e da oralidade. Em Bakhtin (1992) encontrou-se que “a literatura infantil é um instrumento motivador e desafiador, capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, seja no universo escolar, ou na sua realidade social”.
Alguns questionamentos guiaram esta pesquisa, e sem a pretensão de esgotar o tema, procurou-se dar respostas a