Bairro Santa Tereza
Localizado na região leste de Belo Horizonte, o bairro Santa Tereza já foi conhecido e chamado por outros nomes, desde a sua fundação. O primeiro nome que o bairro recebeu foi Colônia Américo Werneck, seguidos por Bairro da Imigração, Alto do Matadouro, Bairro do Quartel e fundos do Floresta.
Curiosamente no início do século XX o bairro também foi chamado de Região dos Isolados. Este nome foi dado devido à presença de um hospital situado no bairro, que tratava de pacientes psiquiátricos e pessoas com doenças respiratórias.
O bairro também ficou conhecido por ser ocupado inicialmente por imigrantes italianos, isto porque naquela época o centro de imigração localizava-se no bairro, que acolhia e regularizava a situação destas pessoas no país.
Somente em 1928, o bairro recebeu o nome oficial de Santa Tereza e assim permanece este nome até hoje. Este nome foi eleito em homenagem à igreja situada na Praça Duque de Caxias, que homenageia a santa.
Paisagens da região
Em 1929 o bairro acabava de receber um dos mais belos cartões postais de BH, o viaduto Santa Tereza. A intenção era fazer a ligação dos bairros da região leste à rua da Bahia no centro da Capital
Há quase 80 anos atrás, a prefeitura de Belo Horizonte construía umas das pracinhas mais conhecidas da capital mineira, a Praça de Santa Tereza. Mas somente em 1993 a pracinha recebeu o nome de Praça Duque de Caxias. Um ambiente agradável, com muito verde e sombras generosas, para quem gosta de caminhada e passeio, a praça é um excelente local para lazer. Nos dias de hoje, ao caminhar pela região, percebe-se que o bairro ainda mesmo com grandes construções, mantém casas e características dos anos 60.
Atrativos na região.
Outro fator que o bairro Santa Tereza é reconhecido pelos mineiros, é por ter grandes atrativos, bares boêmios com diversos butecos, pizzarias e também por blocos carnavalescos como os da Banda Santa e os Unidos do Santa Tereza, que por sua vez, na