Criando equipes eficazes
Ao longo do tempo, as pessoas se esforçaram na tentativa de identificar os fatores relacionados à eficácia das equipes. Quais serias as características para se ter uma equipe de sucesso, uma equipe onde se alcance os objetivos da produtividade, enfim...
Em estudos recentes essas informações, essas características foram organizadas e foi criado um modelo onde resume tudo o que sabemos sobre o que torna uma equipe eficaz.
Robins nos apresenta os 4 fatores que seriam primordiais para se ter uma equipe eficaz. Esses fatores, os componentes seriam: Contexto, Composição, Projeto do Trabalho r Processo.
Aqui nós temos o Contexto, os 4 fatores contextuais que parecem estar mais significativamente associado com o desempenho da equipe são:
A presença de Recursos Adequados, Uma liderança e estrutura eficaz, Clima de Confiança e Avaliação de Desempenho e sistemas de recompensas.
Recursos Adequados- Temos que entender que a equipe é parte de um sistema organizacional maior, então ela vai precisar dos recursos externos para se manter, se sustentar. Sendo assim esse fator nada mais seria que a equipe ter boas condições de trabalho, ter máquinas, equipamentos necessários às suas atividades, apoio administrativo, que tenham informações para a realização e seguimento das tarefas. De nada adianta ter bons profissionais se a organização não disponibilizar materiais, tecnologia necessária para o trabalho, para que alcance os objetivos.
Liderança- Aqui também aparece a figura do líder, pois na equipe precisa-se que os membros entrem em acordo quanto à divisão de tarefas e se todos estão contribuindo de forma igual. Também precisam estabelecer cronograma de trabalho, quais habilidades os membros precisam desenvolver, como resolverão os conflitos que surgirem, etc. O líder precisa estar à frente nessas decisões e orientar a equipe de forma assertiva.
Clima de confiança- Os membros de uma equipe confiam uns nos outros, isso torna o ambiente mais positivo,