Grupos x equipes - criando equipes eficazes
- Criando equipes eficazes e contexto
A maior diferença entre grupos e equipes é que em uma equipe todos trabalham voltados para o mesmo objetivo já em um grupo são pessoas com objetivos comuns, porém reunidas por afinidade. A realidade é a seguinte, ninguém sabe o que outro pensa e muitas das vezes a comunicação é defeituosa, assim começam as divergências e problemas do trabalho e também diferenças de valores pessoais.
Dentro de um mercado altamente competitivo e em constante transformação, o sucesso de uma empresa depende da boa atuação de todas as suas áreas. Por mais automatizados que estejam se tornando os processos, o referencial humano continua sendo um fator determinante dentro do ambiente corporativo. Em função disso, a Gestão de Equipes é fundamental para a conquista dos objetivos traçados.
Esse modelo de gestão surgiu com o propósito de investir em ganho de qualidade e produtividade através do relacionamento interpessoal. Desta maneira, o desenvolvimento e a identificação dos perfis existentes em uma equipe começam a fazer a diferença dentro da empresa.
Por tudo isso, é importante que o gestor esteja contextualizado e preparado para direcionar as habilidades de seus colaboradores, retendo talentos e motivando a equipe em busca dos melhores resultados organizacionais.
Em contraponto a tudo isso está o líder, aquele responsável por administrar o grupo e transformá-lo em uma equipe eficaz.
Todo administrador, gestor, ou líder de um grupo ou empresa precisam ser capazes de criar equipes eficazes, sabendo observar os defeitos e as qualidades do grupo para então poder modificar e tirar proveito disso.
Uma equipe vencedora respeita e integra os valores, habilidades e experiências de cada membro e possui um orgulho coletivo e contagiante.
Equipes altamente eficazes possuem em geral as mesmas características e são elas:
Metas e Objetivos: Uma Equipe Eficaz possui metas e objetivos claros;
Distribuição de Responsabilidades: