Diversidade em sala de aula
Disciplina: Sociologia da Educação
Tutor (a):
Aluno (a): Andréa
Data de entrega:
Unidade: 4
Atividade ( x ) Interatividade ( )
Nota:
INTRODUÇÃO
A diversidade na escola tem gerado discussões entre profissionais da educação e familiares que desejam um ensino de qualidade para esses alunos, sendo considerada como própria da condição humana e o sujeito com deficiência, parte integrante da sociedade, com direito às mesmas oportunidades, só assim suas potencialidades serão desenvolvidas.
BREVE RESUMO DO TEXTO: A ESCOLA DE QUALIDADE PARA TODOS: ABRINDO AS CAMADAS DA CEBOLA.
Dando inicio a este resumo podemos fazer uma breve reflexão sobre a estrutura peculiar dos sistemas educacionais onde os mesmos se assemelham as camadas da cebola, sendo assim um dos maiores desafios da educação é organizar uma escola que seja ao mesmo tempo de qualidade e democrática, que não ofereça aos pobres uma escolaridade pobre, mais que efetivamente consiga que os alunos, mesmo socialmente desprotegidos, aprendam .
Para facilitar o entendimento desse texto a estrutura da escola e o sistema educacional foram por muito tempo comparado a uma caixa preta, com estrutura piramidal onde as ordens passavam de escalão a escalão de tal forma que uma metáfora útil seria a da cebola.
O mesmo vale para o conjunto frouxo das secretarias de educação, delegacias de ensino, escolas e sala de aula. A visão que se pode extrair deve está vinculado a procedimentos que contribuam para melhorar o efetivo da educação. Sendo assim, uma escola de qualidade foi considerada em que os alunos gostam de aprender e a que tratam bem, não importando a sua cor ou origem social.
Com base nesse texto descrito concluímos que não podemos deixar de enfatizar os fatores intra - escolares, no seu âmbito de influencia, que têm papel mais amplo nos países em desenvolvimento, oferecendo uma educação de qualidade para todos, onde a escola e educadores não só tem o seu