Trabalhando a diversidade em sala de aula
Este trabalho tem como finalidade compreender como o professor pode orientar sua turma para romper com seus preconceitos e acabar com a desigualdade em sala de aula.
A melhor forma de acabar com a alienação social, é por meio de projetos com temas transversais, pesquisas sobre diferentes temas (inclusive temas constantes no âmbito escolar como a discriminação racial, discriminação com relação a inclusão, dentre outros).
O meio utilizado para desenvolver este trabalho foi o de pesquisa. Foi utilizado, também, um projeto interdisciplinar de uma escola do Mato Grosso do Sul. O projeto foi analisado e através dele o trabalho foi desenvolvido.
2 O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO SUJEITO SOCIAL
Acredita-se que a escola ainda é o meio social capaz de reduzir e, até mesmo, colocar um fim as desigualdades e preconceitos existentes em nossa sociedade, mas para isso é necessário uma equipe preparada e qualificada para lidar com diversas situações.
Em grande parte das vezes, o professor não tem preparo para lidar com as adversidades e preconceitos existentes na sala de aula e, por esse motivo, deve ser o primeiro a buscar conhecimento e especialização sobre como lidar com a diversidade no âmbito escolar. O professor deve aprender, primeiramente, a acolher os seus alunos se tornando assim um professor reflexivo que identifica e respeita as diferenças de cada um.
"A noção do professor reflexivo baseia-se na consciência da capacidade de pensamento e reflexão que caracteriza o ser humano como criativo e não como mero reprodutor de ideias e práticas que lhe são exteriores. É central, nesta conceptualização, a noção do profissional como uma pessoa que , nas situações profissionais, tantas vezes incertas e imprevistas, atua de forma inteligente e flexível, situada e reativa."(Alarcão, Isabel, 2004 pg.41)