compreendendo as equipes de trabalho
As equipes estão se tornando cada vez mais populares , pois assim as organizações podem competir de modo mais eficaz e eficiente, e as equipes são uma boa forma de utilizar melhor os talentos de seus funcionários. Além disso as equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças, elas têm capacidade para se estruturar, iniciar seu trabalho, redefinir seu foco e se dissolver rapidamente. Outra explicação para a popularidade das equipes é que elas são uma forma eficaz de os dirigentes promoverem a democratização de suas empresas e aumentarem a motivação dos funcionários.
Diferenças entre Grupos e Equipes
Grupos e equipes não são a mesma coisa:
Grupos de Trabalho – São aqueles que interagem para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na área de responsabilidade, sem preocupação com o coletivo.
Equipes de Trabalho – Onde os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais (o todo é maior que a soma das partes). Gera também uma sinergia positiva por meio de um esforço coordenado.
“O algo que uma equipe faz não é o que a torna equipe, é o conjunto que interessa.”
Tipos de Equipe
As equipes podem produzir bens, prestar serviços, negociar acordos, coordenar projetos, oferecer aconselhamento ou tomar decisões.
Equipes de Resolução de Problemas – Grupo de 5 a 12 funcionários do mesmo departamento que se reúnem algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho. Os membros trocam idéias ou oferecem sugestões sobre os processos e métodos de trabalho que podem ser aperfeiçoados.
Equipes Autogerenciadas – Grupo de 10 a 15 funcionários que assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores. Normalmente, isso inclui o planejamento e o cronograma de trabalho, a delegação de tarefas aos membros, a tomada de decisões operacionais e a