O retorno á democracia
Á
DEMOCRACI
A
Teresópolis, 26 de agosto de 2014
Colégio Nossa Senhora do Carmo
Aluna: Camila de Monroe - 06
O retorno á democracia
( de 1985 a nossos dias)
A democracia inciou-se com a eleição indireta, pelo Colégio Eleitoral, para substituir os militares no governo por um primeiro presidente civil.
Tancredo Neves foi eleito, procurou demonstrar que formaria um novo governo, porém na verdade era de confiança dos militares. Tancredo morre antes de tomar posse.
Assume então José Sarney. Durante seu mandato foi promulgada a nova constituição brasileira. Fato fundamental para o desenvolvimento de uma democracia estável no Brasil.
Em uma situação de alta inflação, concentração de renda e desigualdade social, o Estado se preocupou em reduzir e controlar a inflação. Para isso, foram criados vários planos econômicos como
Plano Collor, Plano real e entre outros.
Somente o Plano Real criado no Governo de Itamar Franco pelo Fernando
Henrique Cardoso, alcançou os objetivos propostos. Não tendo no Brasil um Estado do bem-estar social, o governo CollorItamar, criou pelas políticas que desenvolveu, um Estado do mal-estar social. POLÍTICAS
IMPLANTADAS
Na tentativa de integrar o país a globalização, o Estado promoveu a privatização de empresas e abertura do comercio internacional.
No sistema financeiro, foi permitida a livre atuação dos bancos e o movimento de capitais no mercado interno.
O estado tirou dos trabalhadores direitos que tinham resultado de muitas lutas. Alterando-se o limite de horas na jornada de trabalho, férias remuneradas e o sistema de aposentadoria. Incentivo a criação de escolas particulares. Ampliou-se a presença das empresas que administram planos de saúde.
LUIZ INÁCIO LULA DA
SILVA
Em seu governo foi necessário manter as políticas de compensação á concentração de renda e ás desigualdades sociais. As políticas