planejamento estrategico
Devido à globalização, as crescentes mudanças no mercado e os constantes avanços na tecnologia, as organizações estão incorporando cada vez mais o planejamento estratégico em seu modelo de gestão; a partir dele, as empresas podem definir e alcançar seus objetivos. Dessa forma, poderá manter-se competitiva, assegurando sua continuidade vital.
Ao dar inicio no planejamento estratégico, é importante seguir um método, utilizando os elementos: missão, visão e valores; analise do ambiente interno e externo; delineamento de estratégias; controle e avaliação dos planos de ação.
São incontestáveis os inúmeros benefícios que a implantação do planejamento estratégico traz para as empresas, dentre eles, podemos citar a maior capacitação dos gerentes e gestores, melhor relacionamento da empresa com o ambiente, redução de custos e maximização de resultados. Portanto, pode-se dizer que, por ser um método eficaz, é indispensável que as organizações utilizem desse meio para o seu crescimento e sobrevivência no mercado.
Devido a isso, criamos este projeto visando à implantação do planejamento estratégico em uma determina empresa, da qual, viu- se a necessidade de mudanças, a fim de trazer melhorias.
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 NÍVEIS E TIPOS DE PLANEJAMENTOS
Existem três níveis distintos de planejamento encontrado e discutido na literatura: estratégico, tático e operacional. O planejamento estratégico envolve a empresa como um todo e é decidido pela direção da organização; preocupa-se com o longo prazo. O planejamento tático envolve cada departamento, abrangendo recursos específicos; definido por cada um deles é projetado para o médio prazo, geralmente um ano. O planejamento operacional envolve cada atividade isoladamente e é projetado para o imediato; esses planos restringem-se a aspectos específicos da organização, situando-se ao redor das seguintes questões: por que, o quê, onde, quando, quem, e como deverá ser feito. Existem também