Capitulo 9l
O trabalho em equipe faz parte de uma tendência global, tendência essa que se tornou uma forma básica de trabalho no mundo contemporâneo. Hoje em dia é possível empregar uma crescente popularidade das equipes nas organizações, diferenciar grupos de equipes, além de identificar seus tipos e características. Antigamente, o fato de adotar equipes em processos de produção era uma prática que ninguém adotava, hoje é bem diferente. Atualmente a popularidade das equipes se dá basicamente as melhorias no desempenho dos indivíduos, como forma de utilizar melhor os talentos dos funcionários, o fato das equipes serem mais flexíveis que os indivíduos separados, uma melhor reação às mudas propostas e principalmente a capacidade de estruturação.
Diferente do que se imagina, grupos e equipes não são a mesma coisa.
Grupo pode ser definido como dois ou mais indivíduos em interação que se juntam para atingir um objetivo. Relacionando ao trabalho, grupo é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro individualmente. Já equipe de trabalho gera uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior que a soma daquelas contribuições individuais.
Essas definições esclarecem o porquê de algumas instituições não abrirem mão do trabalho em equipe.
As equipes são criadas para realizar uma variedade de coisas, por isso existem quatro tipos que se encaixam em praticamente todas as situações. São eles: equipes de solução de problemas, equipes autogerenciadas, multifuncionais e virtuais. A equipe de solução de problemas como o próprio nome já diz, procura solucionar os problemas para que haja uma melhoria na qualidade, na eficiência e no ambiente de trabalho. As de trabalho autogerenciadas são grupos de funcionários que realizam trabalhos muito relacionados ou interdependentes e assumem muitas das responsabilidades que antes eram de seus