Creche
O governo assumiu em 1995 a igualdade de oportunidades e a promoção da qualidade na educação pré-escolar, assim sendo, esta educação é entendida como a primeira etapa da educação básica e tem como objetivo o desenvolvimento equilibrado de todas as potencialidades da criança, proporcionando-lhe oportunidades de autonomia e socialização.
Na creche importa garantir que as experiências e as rotinas diárias da criança asseguram a satisfação das suas necessidades: Necessidades físicas: comer, beber, descanso e movimento. Necessidades de afeto e de proximidade física: ser abraçada e o conhecimento de relações calorosas e atentas. Necessidades de segurança: referência e limites claros, um contexto previsível. Necessidades de reconhecimento e de afirmação: sentir-se aceite, apreciado e como parte do grupo num sentido de pertença. Necessidade de se sentir competente e bem-sucedida: alcançar objetivos alcançar as atuais fronteiras e procurar um novo objetivo.
Necessidade de significado e de valores: sentir-se bem consigo próprio em ligação com os outros e com o mundo.
Aprendizagem Ativa As crianças são aprendizes ativos desde o nascimento. Elas estão intrinsecamente motivadas para explorar o mundo que as rodeia, investigar e envolver-se com os objetos e as pessoas que a rodeiam e construir conhecimento nesse processo. Mesmo as crianças mais pequenas fazem escolhas ativas e tomam decisões; elas escolhem objetos e pessoas para brincar e explorar, iniciam ações que lhes interessam, respondem a acontecimentos ao seu redor, e descobrem como comunicar os seus sentimentos e ideias – primeiro através de sons, gestos, expressões faciais, e mais tarde através da linguagem – com os pais, familiares, adultos que cuidam delas e com os pares. No decurso das suas explorações com pessoas e objetos eles contam com os pais e adultos para atender, suportar as suas ações, escolhas e os modos de a comunicar. (Shannon Lockhart, 2011)
Estar em sintonia com a